Rapazinho do Carvão

Namban-Jin

Claralua

Rainha Santa Isabel (JP_ENG)


Sr. Japoneira

Detalhes
Era uma vez homem que amava Camélias e vivia numa ilha do Japão. A ilha chamava-se “Izu Ôshima”. Um dia o homem bebeu muito sake e adormeceu. No seu sonho apareceu a “Nossa Senhora das camélias” que lhe pede para trazer a sua irmã Camélia de quem tinha sido separada há muito tempo. Assim começou uma viagem longa, onde o homem visitou vários países ocidentais mas nunca conseguiu encontrar a flor. No fim da sua viagem, ele chegou ao Porto, onde finalmente encontrou uma camélia igual à da ilha Izu. Curiosamente as pessoas do Porto chamavam essa camélia como “Japoneira”.

Director de Projecto: Yukitaka Hihara
Produzido e realizado por Beniko Tanaka & Nuno Caroço ( SOL’TA)
Música: Mizuhiro Tasaki/Quartetto Classico
Filmado por André Martins.


COELHO DO’MINGO

Detalhes
No Oriente, 2011 foi o ano do Coelho, mas também o ano do tsunami e do desastre nuclear em Fukushima. Este performance segue o processo de criação para silhuetas manipuladas e representa o sonho musical de um domingo de Verão, pretendendo desejar às crianças do Japão a possibilidade de poderem continuar a brincar perto mar na infância.

Beniko Tanaka & DJ Num | Lisboa, Portugal 2011
Silhuetas manipuladas/ Música electrónica / Multimédia


Bum Blue Bee

Detalhes
Para Bum Blue Bee, Beniko criou o seu próprio conto de fadas. Aqui usou novamente a manipulação de silhuetas em papel, mas também o seu próprio corpo (pintado e com figurino) e voz. Trabalhou em sintonia com o compositor, tocando instrumentos simples (como pianos de brinquedo e xilofones) e cantando. Foi também usada a narração gravada de uma cantora portuguesa, Guida de Palma. Todo o design de iluminação foi pensado pela artista.

Beniko Tanaka, Donatello Brida, Guida de Palma | Lisboa, Portugal 2012
Manipulação de silhuetas/ Multimedia


Deep Blue Bird

Detalhes
Usando a sua música original, “Linking Bird”, a artista criou um novo estilo de silhuetas para esta performance, feita “in memorium” do Tsunami-Fukushima.
Beniko manipula o cenário, fazendo com que projeção a voz ao vivo trabalhem em conjunto, enquanto o seu corpo se move simultaneamente dentro do ecrã.
Originalmente, esta forma de arte era usada para prestar tributo aos mortos, representando-os através de sombras. Beniko recuperou este conceito, homenageando os falecidos na tragédia. Esta peça esteve também em Veneza, no evento Memoria D’Acqua: Ricordando lo Tsunami, que teve lugar no Forte Marghera, em Março de 2014.

Beniko Tanaka, Lisboa, Portugal 2013 e Veneza, Itália 2014
Performance e voz ao vivo / desenho de silhuetas em corpo


Magic Laundry Line

Detalhes
Na Suécia, a artista trabalhou em conjunto com a Associação Eliza and Amazing marionettes para produzir uma performance de silhuetas burlesca. O seu corpo em movimento foi também projetado no ecrã e, fora dele, a performer contou uma história cómica, criada propositadamente para o evento.

Beniko Tanaka & Association Eliza&Amazing marionettes | Estocolmo, Suécia 2013
Performance/ silhuetas e marionetas manipuladas


Brundibar

Detalhes
Aceite o convite para regressar a Veneza, a artista criou silhuetas, cenários e design de iluminaçãoo para a versão em teatro de sombras de “Brundibar”, uma ópera escrita por Hans Krasa, que morreu num campo de concentração em 1944.
A performance teve lugar a 26 de Janeiro de 2014, no Palazzo Grimani, juntamente com uma orquestra instrumental e coro infantil.

Beniko Tanaka & Associazione Culturale Musica Venezia| Itália, Veneza 2013-2014
Iluminação, manipulação de marionetas / teatro de sombras


Don Giovanni

Detalhes
Juntamente com a Associação Cultural Musica Venezia e a convite da diretora e produtora Roberta Reeder, Beniko produziu a sua mais ambiciosa peça até ao momento: uma versão em teatro de sombras para a ópera “Don Giovanni” de Mozart. Foi responsável por toda a coordenação de produção, design, criação e construção de imagens, luz, cenários e marionetas.
Enquanto narradores recitavam a história, cantores entoavam a ópera acompanhadas ao piano e acontecia a projeção do teatro de sombras.
O evento aconteceu no pátio Centro para o Futuro da Telecom, em Veneza.

Beniko Tanaka & Associazione Culturale Musica Venezia | Veneza, Itália 2013
Iluminação/ manipulação de marionetas / teatro de sombras


Seed in you

Detalhes
Animação de silhuetas para uma música.

Start typing and press Enter to search